Título: Lazer sem atravessar os túneis
Autor: Florença Mazza
Fonte: Jornal do Brasil, 17/07/2005, Rio, p. A23

Um dos principais atrativos da Barra da Tijuca é justamente o grande número de opções de lazer de que hoje dispõe o bairro. Nos últimos dez anos, de acordo com pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, houve um aumento de 120% no total de bares e restaurantes na Barra: hoje são 780. Em uma pesquisa feita em 2003 pelo vereador Eliomar Coelho (PT), com base em dados do Instituto Pereira Passos (IPP), o bairro lidera o ranking como a região com o maior número de cinemas: 37. No estudo elaborado por Vicente e Denise, eles ressaltam a importância que a Linha Amarela teve no desenvolvimento da região. Segundo eles, a via consolidou o esquema desenhado por Lúcio Costa em 1969: criar dois eixos viários ortogonais, em forma de cruz, que estruturassem a ocupação da Baixada de Jacarepaguá. Na opinião dos urbanistas, a Linha Amarela, inaugurada em novembro de 1997, foi a responsável pela interiorização da expansão da Barra em direção ao Autódromo.

Ali estão instalados o Pólo de Cine-Vídeo, o Hospital Sarah Kubitschek e a futura Vila Residencial do Pan. No trevo das avenidas das Américas e Ayrton Senna, houve a expansão do Barra Shopping, a chegada do Wal-Mart e a construção da futura Cidade da Música. E o Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, a ampliação do Casa Shopping e a chegada da Leroy-Merlin confirmam a tendência de concentração das atividades econômicas qualificadas na Barra.

A participação da iniciativa privada no desenvolvimento da região é tanta que até mesmo obras de infra-estrutura foram terminadas com recursos de empresas instaladas na Barra. Um exemplo é o anel viário ligando as avenidas Ayrton Senna e Embaixador Abelardo Bueno. Concluído no início do ano, o acesso é fruto de uma parceria entre a prefeitura e as empresas proprietárias de terrenos na região, como a Carvalho Hosken, Lamsa, Brascan e Plavicom.

- O município investiu R$ 9 milhões e cada empresa entrou com R$ 1 milhão - informa Carlos Fernando de Carvalho.

Outra obra da qual participou a iniciativa privada foi a adutora de distribuição de água potável, cujo primeiro terço foi construído em 1998. Delair Dumbrosky, presidente da Câmara Comunitária da Barra, conta que a entidade comandou as obras, realizadas com doações de empresas, entre elas o Barra Shopping, a Rede Globo, e as construtoras Agenco, Carvalho Hosken e Servenco.