Título: Lula tenta justificar caixa 2
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/07/2005, País, p. A3

Em entrevista concedida na última sexta-feira em Paris, antes de embarcar de volta ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou a antiga cúpula do PT e eximiu o governo federal de participação nas recentes denúncias de corrupção. Segundo o presidente, a prática eleitoral adotada pelo partido ocorre ¿sistematicamente¿ no Brasil. ¿ O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente. Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo, porque o PT tem na ética uma das suas marcas mais extraordinárias. E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção ¿ disse, em entrevista à uma TV francesa reproduzida esta noite pelo Fantástico, da Rede Globo. A reportagem, no entanto, não revela o nome da emissora. A TV Globo disse apenas que adquiriu o direito de reprodução.

A entrevista de Lula ocorreu no mesmo dia em que o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares admitiu a existência de um caixa 2 nas campanhas eleitorais do partido em depoimento na Procuradoria Geral da República. Um dia antes, Marcos Valério Fernandes de Souza ¿ acusado de ser o operador da suposta mesada paga pelo governo a parlamentares ¿ já havia afirmado à Procuradoria que as empresas DNA e SMPB foram usadas como caixa dois do partido. O teor do depoimento do publicitário só foi divulgado na sexta-feira à noite.

Tanto Delúbio como Marcos Valério procuraram isentar o presidente de envolvimento em irregularidades. E os dois tiveram atitudes coincidentes: primeiro foram espontaneamente ao Ministério Público Federal e depois concederam entrevistas ao Jornal Nacional.

Na entrevista veiculada ontem, Lula fez questão de enfatizar que não tem mais responsabilidade pelas atitudes do PT, mas defendeu que erros que tenham sido cometidos pelo partido sejam explicados à sociedade e os responsáveis, punidos.

¿ Já faz tempo que eu deixei de ser presidente do PT. Fui presidente do PT durante três anos, mas depois que eu virei presidente da República, eu não pude mais participar da direção do PT, não pude mais participar da reunião do diretório do PT ¿ afirmou.

Lula falou por quase 10 minutos e fez questão de reafirmar suas origens no partido.

¿ Eu tenho o PT como um filho, porque eu ajudei e sou um dos fundadores do PT.

Eu acho que o PT está sendo vítima de seu crescimento. Ou seja, em 20 anos nós chegamos à Presidência da República do Brasil, coisa que em outras partes do mundo partidos demoraram 100 para chegar, 80 anos, 70 anos ¿ afirmou Para o presidente, a chegada do PT ao poder levou para o governo os principais quadros do partido, o que teria ¿enfraquecido¿ a direção da legenda.

¿ Eu acho que o PT tem um problemão. Sabe, que é da questão da direção, porque houve um tempo em que os melhores quadros da política de esquerda do Brasil eram dirigentes do PT. E depois que nós ganhamos prefeituras, ganhamos governos estaduais, elegemos muitos deputados e eu ganhei a Presidência. Grande parte desses quadros do PT vieram para o governo, e a direção ficou muito fragilizada, ficou muito enfraquecida. Possivelmente por isso tenhamos cometidos erros que outrora não cometeríamos ¿ disse o presidente.

Ainda na entrevista, o presidente Lula ironizou seus opositores diante das recentes pesquisas de opinião que mostraram que a avaliação positiva do governo não sofreu abalo mesmo diante das denúncias.

¿ Meus adversários devem ter ficado um tanto indignados. Todas essas denúncias de corrupção não chegaram ao governo. Pelo contrário. As últimas pesquisas mostraram que o governo teve um crescimento. Isso significa que o povo brasileiro está sabendo distinguir bem o que é denúncia verdadeira, o que o governo está apurando e o que é peça de discurso de pessoas que quer fazer discurso.

Lula voltou a dizer que o governo está apurando as denúncias como em nenhum ¿outro momento da história do Brasil¿. E afirmou:

¿ Trabalhar com a verdade é muito melhor. A desgraça da mentira é que se você contar a primeira você passa a vida inteira contando mentira para justificar a primeira que você contou. A verdade você diz ela hoje, daqui a cem anos você vai dizer outra vez. Eu prefiro ser verdadeiro.

A repórter pergunta se há males que vem para o bem?.

Lula sorriu.