Título: Marcelo Amaral volta à equipe do governador
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 18/07/2005, Brasília, p. D1

O empresário Marcelo Amaral está de volta ao GDF. Ex-administrador do Lago Sul e hoje diretor de Marketing do grupo TBA, Amaral receberá do governador Joaquim Roriz o comando da recém-criada administração do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Filiado ao PMDB há nove anos, a indicação amplia a participação do partido do governador na máquina administrativa e fortalece uma possível candidatura a deputado distrital no ano que vem. Nas últimas eleições, Marcelo teve 4.281 votos. O convite para o cargo, segundo Marcelo Amaral, foi feito por Roriz e pelo secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli. De acordo com a Associação das Empresas do SIA (Aesiti), o setor reúne cerca de 2,3 mil empresários, gera 70 mil empregos diretos e é responsável por 50% da arrecadação de ICMS no DF. Por ali estão localizadas empresas petrolíferas, 44 agências e concessionárias de automóveis, 34 de materiais de construção, dentre outras.

O projeto de lei que criou a nova administração foi aprovado na Câmara Legislativa na última semana dos trabalhos parlamentares, e sob críticas da oposição, que questionaram a criação do novo staff.

Amaral esteve à frente da administração do Lago Sul durante toda a primeira gestão de Roriz, entre 1999 e 2002, saindo para concorrer nas eleições daquele ano. Há um ano ele vinha articulando um possível retorno ao governo. Amaral estava cotado para a Subsecretaria da Juventude, também criada há duas semanas, vinculada à Secretaria do Trabalho. A indicação na administração do SIA seria feita pelo presidente da Câmara Legislativa, Fábio Barcellos (PFL), aliado político do senador Paulo Octávio (PFL). O novo administrador, ne entanto, também mantém relações próximas com o senador.

- Vou procurando obter resultados aqui. Tenho de esperar a reforma política, quando acontecerão grandes mudanças, para decidir alguma coisa sobre as eleições de 2006 - diz. Sua nomeação deve sair ainda esta semana.

A administração do SIA ganhará 30 funcionários e funcionará no mesmo prédio da antiga subadministração, no trecho 4. Entre as demandas dos empresários - que até então direcionavam as reclamações à administração do Guará - estão a instalação de um Batalhão da Polícia Militar e a melhoria nas vias de acesso ao setor, com iluminação e limpeza pública. Querem ainda a criação de postos de saúde, cartório e creche.