Título: Solidariedade ajuda a superar perda
Autor: Ricardo Albuquerque
Fonte: Jornal do Brasil, 19/07/2005, Rio, p. A13

Parentes de vítimas de trânsito vão lançar um livro relatando como superaram a dor da perda. A psicóloga Maria José Amaral, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas do Detran-RJ, coordena o projeto que vai trazer experiências de superação depois que as pessoas são abaladas pela tragédia. De acordo com a coordenadora, o lançamento da publicação deverá acontecer em 2006. Uma rede de solidariedade, através do número 3852-7952, está instalada no Núcleo de Apoio às Vítimas. Terças, quintas e sextas, das 9h às 18h, os interessados podem procurar Maria José para obter mais informações sobre o funcionamento da rede, que já atendeu mais de mil pessoas em dois anos e meio de trabalho.

- Para ajudar não é preciso ser psicóloga. A rede é formada por parentes de vítimas que passaram por experiências traumáticas e ajudam outras pessoas a superarem esses momentos. A experiência delas é fundamental no processo de resgate do prazer de viver - explica a psicóloga.

Segundo o diretor de marketing da Fetranspor, as empresas têm liberdade de ação para investirem no treinamento de pessoal, de acordo com suas necessidades. Monteiro acredita que os cursos de capacitação são suficientes e cumprem o objetivo de preparar o profissional, mas concorda com a psicóloga do Núcleo de Apoio a Vítimas do Detran-RJ, Maria José Amaral.

- É importante investir no ser humano, para que consigamos tornar a curva dos acidentes descendente no que diz respeito a esses índices - conclui.