Título: Valério na lista de seqüestrador
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/07/2005, País, p. A6
Conhecido no crime por ''Excelência'', Sérgio Sebastião Alves, que responde a crimes de roubo e estelionato, planejava seqüestrar, em Belo Horizonte, o publicitário Marcos Valério de Souza, sócio das agências de publicidade DNA e SMPB. Gravações telefônicas, obtidas pela Polícia Civil do Rio, mostram Excelência e um cúmplice conversando sobre possibilidade de sequestrar Valério.
Excelência não concretizou o plano. Foi preso na semana passada por agentes da 21ª Delegacia de Polícia, no Rio, e está na Casa de Custódia Jorge Santana, em Bangu. Os policiais o investigavam porque achavam que ele poderia ser uma autoridade devido ao seu apelido.
Excelência acompanhava as notícias sobre a movimentação bancária de Valério, como revelou a gravação feita em 28 de junho (16 dias após a publicação de entrevista de Roberto Jefferson denunciando o mensalão). A fita foi descoberta pelo jornal Extraque teve acesso à transcrição feita pela polícia.
Num dos trechos, Excelência revela seu plano. ''Eu, mais ou menos, sei o paradeiro desse tal desse Valério aí. Sabe qual é? Não dava para apanhar [seqüestrar]esse malandro, não?''
Excelência conta a seu cúmplice que já tinha observado a movimentação do publicitário na capital mineira. ''Nós estivemos lá perto da casa dele uma vez, lá no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Aí, a gente estava conversando ontem, ficamos parados na porta da casa do cara. Sabia que o cara sai com a maleta e não pegamos ele? '' - diz um
Marcos Valério não mora no bairro de Floresta, mas é visto com freqüência na região.
Segundo o delegado Jáder Amaral, o plano de seqüestro surgiu por acaso. Valério pediu ontem proteção à Polícia Federal e à Polícia Civil para ele e sua família.
(FP)