Título: Jefferson volta a depor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/07/2005, País, p. A7
O deputado Roberto Jefferson (RJ) vai depor na quarta-feira da próxima semana na CPI do Mensalão, criada para investigar as denúncias feitas pelo próprio petebista de que haveria um esquema de pagamento de mesada, por parte do governo, a deputados da base aliada para que votem de acordo com as orientações do Planalto. Segundo o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), Jefferson alegou que na segunda-feira, data original de seu depoimento, deve fazer uma palestra, o que prejudica a intenção dos integrantes da comissão em ouvi-lo antes do depoimento do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, ao Conselho de Ética, marcado para terça-feira.
O relator da CPI, o deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), em nota divulgada ontem afirma que ¿não vê motivos para deixar a relatoria da comissão¿. Abi-Ackel nega conhecer Marcos Valério e diz que o depósito foi efetuado pelo coordenador financeiro da campanha, Cláudio Mourão ¿através de agência de publicidade sobre a qual, na ocasião, não pesava qualquer suspeita¿. Há praticamente um consenso de que Abi-Ackel deve sair da relatoria.
Ontem, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou um requerimento para pedir a substituição de Abi-Ackel, sob alegação de que o relator está sob suspeição no caso. Abi-Ackel está na lista dos congressistas que receberam recursos de Marcos Valério.