Título: Meurer foi o único a votar contra
Autor: Fernando Exman e Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 28/07/2005, País, p. A2

O deputado federal Nelson Meurer, do PP do PR, foi o primeiro integrante da CPI dos Correios a, de público, defender Marcos Valério. Ontem, durante votação de requerimento que pedia prisão preventiva e indisposição dos bens do publicitário, Meurer foi o único parlamentar que votou contrário à medida. O parlamentar paranaense foi contra a criação da CPI dos Correios, e seu nome aparece em uma lista apócrifa enviada à Comissão com o nome de parlamentares que supostamente recebiam o mensalão. Além de Meurer a lista ainda trouxe os nomes do líder do PP na Câmara José Janene (PR), Dilceu Sperafico (PP) e Íris Simões (PTB). Todos negaram as acusações e, com muita indignação, criticaram a divulgação do documento.

Ontem, para justificar sua posição, Meurer argumentou que ainda não há uma justificativa jurídica para pedir a prisão.

- Até agora, ele não mostrou interesse em obstruir as investigações, nem mesmo se recusou a prestar depoimento ou esclarecer as denúncias à CPI.

O principal argumento para pedir prisão de Valério é a suspeita de que ele teria mandado destruir documentos necessários para a investigação da CPI.

Em uma recente enquete realizada por um jornal paulista, Meurer foi o único a afirmar que não abriria espontaneamente seus sigilos bancário e fiscal.