Título: Sai a lista do mensalão
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 28/07/2005, País, p. A3

Frustração. Esta foi a sensação dos integrantes da CPI dos Correios quando tomaram conhecimento da lista repassada pelo Supremo Tribunal Federal à comissão, com os nomes que aparecem em documentos apreendidos pela Polícia Federal em Belo Horizonte. O desencanto foi maior em razão da expectativa gerada com a declaração do relator da CPI, deputado Osmar Serraglio, garantindo que a lista conteria ¿pólvora pura¿. O único parlamentar que aparece na lista dos que sacaram recursos nas contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza é o deputado Josias Gomes da Silva (PT-BA). Havia suspeitas de que a lista de parlamentares autorizados a receber recursos das contas de Valério teria mais de 120 nomes e incluiria também políticos de fora da base governista. Parte da lista de 46 nomes vazou pelos mãos de um deputado e contém nomes de assessores e de pessoas desconhecidas.

Estão na lista Paulino Alves Ribeiro Júnior, um dos diretores da agência DNA; Marcos Castilho Santos, sócio do Marcos Valério na agência DNA, e Luiz Eduardo Ferreira da Silva, contínuo do Banco do Brasil, que teria sacado dinheiro da conta da agência DNA no banco Rural a pedido do ex-diretor de Marketing do BB Henrique Pizzolato.

Também aparecem Zilmar Fernandes Silveira, sócia do publicitário Duda Mendonça, e Robson Ferreira Pego, gerente financeiro da filial da DNA em Brasília.

Quatro deputados da oposição ¿ Rodrigo Maia (PFL-RJ), Eduardo Paes (PSDB-RJ), Ônyx Lorenzoni (PFL-RS) e outro que não quis se identificar, que tiveram acesso à lista ¿ se disseram decepcionados com as informações. Paes confessou, depois, que não esperava nenhuma surpresa.