Título: Lula diz estar indignado com a crise política
Autor: Caio Cigana
Fonte: Jornal do Brasil, 28/07/2005, País, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi ontem a Bagé (RS) para o ato que marcou o início do processo de criação da Universidade Federal do Pampa (UFP), se disse ''indignado'' com a crise política que assola o país. - Todos aqueles que cometeram erro, sejam do meu ou de outro partido, devem pagar - disse Lula, colocando-se a favor das investigações conduzidas pelo Congresso, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Dizendo-se convencido de que a corrupção é uma das principais causas das mazelas brasileiras, o presidente ponderou que, apesar de investigações serem necessárias, é preciso evitar condenações prévias.

- Eu não faço julgamento precipitado. É preciso dar oportunidade de defesa - disse Lula, de improviso, após ler o discurso em que falou sobre educação como forma de inclusão social.

O presidente disse que, como filho de pais analfabetos, o único legado que teve da família foi ''a vergonha na cara''. E chegou a prometer que ''se depender de mim, não haverá corrupção neste país''. Lula tocou na crise no final do seu pronunciamento. No início, antes do discurso, criticou de forma indireta a oposição. Citando números, disse que ''esses dados deixam alguns incomodados porque as pessoas no Brasil torcem para que o eleito seja pior do que ele''.

O presidente disse ainda estar esperando o final do mandato para que seja feita uma comparação com o que foi feito nas últimas duas décadas. ''Para ver se alguém investiu mais em políticas públicas''. No final, fez o que pode ser interpretado como uma alfinetada no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Falando sobre educação, disse que ninguém pode se considerar mais inteligente por ter feito ''pós-graduação na Sorbonne''.

O Ministro da Educação, Tarso Genro, que deixa o cargo esta semana para assumir a presidência do PT, disse ontem que era preciso deixar claro que o mérito da criação da UFP é de Lula.

- A UFP é uma determinação do presidente - disse Tarso.