Título: Incêndio em plataforma de petróleo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/07/2005, Internacional, p. A8
Pelo menos três pessoas morreram e mais de 100 desapareceram no incêndio que atingiu ontem uma plataforma petroleira no Mar da Arábia, em frente à costa de Bombaim. No momento do acidente, havia 385 pessoas na instalação, informou o ministro indiano do Petróleo, Mani Shankar Aiyar, à Press Trust of India (PTI). A Guarda Costeira conseguiu resgatar 271, mas o número de feridos ainda é desconhecido.
Este foi o pior desastre da empresa pública indiana Oil and Natural Gas Corporation (ONGC). A plataforma, que produzia diariamente 100 mil barris de petróleo, ficou totalmente destruída.
Embora Aiyar tenha garantido que houve socorro imediato, assim que o incêndio foi declarado, às 4h30, sabe-se que vários helicópteros tiveram que permanecer no chão devido às inundações no estado de Maharashtra, banhado pelo Mar da Arábia.
Subir Raha, diretor da ONGC, informou que a empresa ainda não sabe o que provocou o fogo, mas que, no momento da combustão, a maré estava alta. Ressaltou, no entanto, que o mais importante agora é continuar com as buscas por corpos ou sobreviventes. Uma máquina que jogava água na plataforma, para controlar o calor, também foi atingida pelas chamas. Os funcionários foram retirados.