Título: Aéreas em nova concorrência
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Fonte: Jornal do Brasil, 28/07/2005, Economia & Negócios, p. A17

A concorrência crescente no mercado brasileiro de aviação civil levou as empresas aéreas a um novo nicho de disputa. Varig e TAM inauguraram ontem a briga direta por clientes de pacotes de viagem.

As duas empresas anunciaram o lançamento de pacotes com descontos para consumidores que queiram visitar Rio de Janeiro ou São Paulo. A estratégia é aproveitar o menor fluxo de passageiros na ponte aérea entre as duas cidades no fim de semana para oferecer assentos a preços mais baixos.

Os pacotes de ambas as companhias vão incluir passagem aérea de ida e volta, hospedagem de uma noite e transporte entre o hotel e o aeroporto.

A Varig, cujo presidente Omar Carneiro da Cunha já havia antecipado o lançamento da promoção, oferece um programa que envolve uma parceria entre as prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo para o incentivo ao turismo. Batizado de Varig Super Weekend, será assinado na segunda-feira, com cerimônias nas duas cidades.

Em linhas gerais, a oferta terá pacotes entre R$ 399 e R$ 499, dependendo do hotel. Uma segunda versão inclui carro alugado e custará a partir de R$ 495. As operadoras selecionadas foram a Visual Turismo, em São Paulo, e a Urbi et Orbi, no Rio, e terão opção de visitas a museus, shows e teatros.

A companhia informou ainda que pretende levar em breve o programa a Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

A TAM, líder do mercado de vôos domésticos, não ficou atrás e buscou pacote semelhante, que começará a ser vendido no sábado. Na empresa paulista, os preços ficarão entre R$ 389 e R$ 524, também dependendo do hotel, com possibilidade de pagamento parcelado em até cinco vezes.

A companhia anunciou também os nomes dos hotéis envolvidos. Em São Paulo, o cliente pagará R$ 389 para ficar no Normandie, enquanto a noite no Quality Suítes Imperial Hall custará R$ 430 e a estada no Renaissance sairá por R$ 524. No Rio, os hotéis que participam são o Copa Sul (R$ 389), o Luxor Continental (R$ 430) e o JW Marriott (R$ 445).

Mas se por um lado as rivais se alfinetam nas promoções, por outro poderão voltar a compartilhar vôos. Ontem, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou o processo que tratava da fusão Varig/TAM e permitiu que as empresas operem dois trechos aéreos em sistema de code-share. As companhias poderão compartilhar duas rotas de conexão com vôos internacionais que chegam a São Paulo (Guarulhos) e seguem para o Pantanal ou para Porto Alegre.