Título: Gol vai quadruplicar frota
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 26/07/2005, Economia & Negócios, p. A19

A Gol deu ontem mais uma mostra de que pretende se consolidar como a segunda maior empresa de vôos regulares no mercado doméstico brasileiro. A companhia elevou de 63 para 101 o tamanho total da ordem de compra de aeronaves Boeing 737-800 NG.

Com isso, os pedidos firmes passaram para 60 aviões, enquanto as opções de compra somam 41 aeronaves. As entregas começam no ano que vem e vão até 2012. As opções de compra começam a ser exercidas em 2007. Em valores de mercado, o negócio pode movimentar mais de US$ 6 bilhões.

Caso a companhia aérea exerça todas as opções de compra, a sua frota vai quadruplicar até 2012. Atualmente, a Gol opera com 35 aviões Boeing 737, e a projeção é fechar o ano com 40 aeronaves.

Em nota, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, informou que as novas aeronaves, proporcionarão uma economia de combustível de mais de 4%.

As novas aquisições permitirão ainda vôos mais longos sem a necessidade de escala, passo importante para a estratégia da companhia de ampliar seus destinos internacionais. Ainda este ano, a Gol planeja iniciar operações em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai).

Outra empresa que também aproveita a crise da Varig para se firmar no mercado é a TAM. Se a companhia já se consolidou na liderança do mercado doméstico, a briga agora passa a ser pelos passageiros de vôos internacionais.

A TAM começará em novembro a operar uma rota diária para Nova York, entre os aeroportos de Guarulhos e JFK. A data exata do início da rota, a freqüência e os horários dos vôos só serão definidos em agosto. O avião utilizado será um Airbus A330.

Nova York será a 11ª cidade fora do Brasil a receber aeronaves da empresa paulista, que de janeiro a junho ficou no segundo lugar entre as empresas estrangeiras que voam para o exterior, com 16,62% dos passageiros transportados no período. A liderança no segmento é da Varig, com 81,35% de participação.