Título: Brasília terá plano de marketing turístico
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 26/07/2005, Brasília, p. D3

Brasília hoje é a nona cidade do País em turismo de eventos e a meta chegar ao terceiro lugar, no mínimo, nos próximos dois anos. O novo secretário-executivo do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Márcio Dantas anunciou que o pontapé inicial será a elaboração de um plano de marketing turístico e a transformação do Convention Bureau numa espécie de escritório de negócios. O plano de marketing, segundo Dantas, identificará as potencialidades turísticas no DF e Entorno e também o desenvolvimento de roteiros integrados utilizando fatos naturalmente atrativos na capital Federa, em cidades como Taguatinga, Brazlândia e outras em Goiás e Minas Gerais.

- O DF é um museu a céu aberto. Só o Athos Bulcão tem mais de 100 obras espalhadas pela cidade que o próprio cidadão de Brasília desconhece. Em qualquer lugar do mundo a capital do país é motivo de orgulho. É a única cidade moderna tombada pela Unesco. Motivos para visitar Brasília não faltam - destacou Dantas lembra ainda a importância da arquitetura, as cachoeiras, hotéis fazenda, áreas de proteção ambiental, a Chapada dos Veadeiros, entre outros.

Um dos resultados esperados com a implementação do plano de marketing é a geração de emprego e renda e inclusão social. As associações de artesanato, entidades de projetos sociais e cooperativas serão valorizadas e seus produtos e serviços apresentados não só ao brasiliense como também para os turistas. O passo seguinte será a transformação do Convention Bureau em escritório de negócios, onde produtores de eventos terão informações sobre a demanda, melhor data para o evento e local.

- É a oportunidade de gerenciar a agenda de eventos da cidade de forma inteligente. Evita choque de datas, falta de vaga em hotel, permite negociações mais favoráveis e até a combinação de eventos cujos públicos sejam convergentes - explica.

Mas para que todos esses projetos saiam do papel será preciso firmar convênios com empresas privadas e órgãos governamentais interessados em promover o turismo.

A meta do Brasilia e Região Convention & Visitors Bureau é elevar a demanda de turismo na capital em 15% nos próximos dois anos, nos mais variados segmentos: lazer, negócios, coorporativo ou turismo de eventos.