Título: Políticos criticam discurso populista de Lula
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 24/07/2005, País, p. A3

Os discursos de Lula, atribuindo à 'elite' um golpismo contra o governo têm sido muito mal recebido entre os partidos que não fazem parte da bancada governista. Sobretudo entre os membros da CPI dos Correios - que vêm investigando as denúncias contra a cúpula do governo -, o sentimento é de perda de rumos.

- Nesse momento, ao invés de o presidente dar uma resposta e educar o povo, se joga num discurso populista. Ele dá preferência às políticas compensatórias em vez de valorizar política de estrutura. E a resposta virá nas urnas. Apesar de ainda não ter tido sua popularidade atingida, o não funcionamento dos serviços públicos vão dar a resposta, minando a paciência das pessoas - afirma a deputada Denise Frossard (PPS-RJ), integrante da CPI dos Correios.

Outro deputado que tem se destacado na CPI, Gustavo Fruet (PSDB-PR) lembra que apesar dos discursos do presidente contra as elites, a crise surgiu no próprio Planalto.

- O presidente está certo quando diz que o povo não merece sofrer, mas não está certo transferir, porque a responsabilidade é dele e do governo dele. Não podemos agir em função de pesquisas, pois um processo desses não se faz sem dor. Ou investigamos assumindo os riscos, ou pára-se tudo por não ser popular - critica.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), expulsa do PT no final de 2003 por votar contra projetos do governo, acredita na participação de Lula e relembra o período em que o PT fazia oposição a Fernando Henrique Cardoso:

- Se tudo isso acontecesse no governo de FHC, estaríamos fazendo inúmeras marchas a Brasília. A situação é muito grave. E ninguém se torna a maior personalidade da América Latina sem ser muito inteligente. Lula é um homem que sempre conheceu a máquina partidária, controlava com mão de ferro, não posso acreditar que ele não sabia de nada - lamenta.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) tem se destacado por ser o petista que melhor busca a apuração das denúncias na CPI. No entanto, diz ter 'convicção' de que Lula não sabia.

- Na política brasileira existe uma generalização de que todos são ladrões. Por isso, temos de combater a corrupção, mostrando à população que existem políticos sérios. E é por isso que as CPIs são tão importantes. Porque assistindo a elas, as pessoas percebem que a corrupção afeta seu dia-a-dia e que é necessário mudar. É mais fácil mudar um governante do que uma cultura política, mas temos de tentar. (P.C.P.)