Título: Busca por proteção no campo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/07/2005, Economia & Negócios, p. A18
Entre os inúmeros riscos a que estão expostos os produtores agrícolas está o da depreciação de preços no mercado internacional, que afetou a soja este ano.
Para combater o problema, Néstor Osorio, diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), prega a busca por maior qualidade nos produtos.
- Os principais compradores de produtos agrícolas protegem seus mercados com pesados subsídios. Uma das saídas para países como o Brasil é agregar valor ao produto básico, o que no setor cafeeiro significa o investimento em cafés especiais, que estão menos suscetíveis a oscilações de preços - pondera Osorio, acrescentando que a estratégia vale para qualquer produto.
Humberto Santa Cruz Filho, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ressalta que os produtores brasileiros adotam cada vez mais a produção empresarial, o que ajuda a proteger contra choques externos.
- Precisamos tirar a mentalidade do agronegócio dos grandes produtores e levá-la também aos pequenos agricultores - diz.
Rafael Rosas