Título: Básicos garantem resultado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/07/2005, Economia & Negócios, p. A18
Os estudos para revisão das projeções da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) para o resultado da balança comercial brasileira demonstram que o ganho conseguido com o reajuste do minério de ferro compensará, por exemplo, as perdas de receita resultantes da queda de preços do complexo soja (grão, farelo e óleo), maior contribuinte individual da pauta brasileira.
Até maio deste ano, o complexo soja representou R$ 3,247 bilhões da pauta nacional, 10,17% a menos que nos cinco primeiros meses de 2004. O resultado acontece devido à queda de 20,13% no preço médio por tonelada, apesar da alta de 12,47% no volume embarcado.
Para a AEB, as vendas de minério de ferro ao exterior este ano ficarão US$ 2,488 bilhões acima de 2004, enquanto o volume crescerá de 218,5 milhões de toneladas no ano passado para algo em torno de 222 milhões de toneladas em 2005.
- Entre janeiro e junho, registramos aumento de 60% nos preços do minério exportado. Ou seja, ainda há espaço para subir mais - diz José Augusto de Castro, vice-presidente da AEB.
Para ele, outras commodities e produtos básicos também vão garantir o novo recorde da balança comercial. Como exemplo, Castro enumera o crescimento esperado nas exportações de carne bovina e de frango in natura, fumo, café em grão, açúcar refinado e açúcar em bruto.
- Nos produtos básicos, o Brasil dá sorte, já que o mundo tem o problema e nós vendemos a solução - pondera.