Título: O carro para sair da lama
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/07/2005, País, p. A2
A Land Rover Defender 90 que deu uma rasteira no ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira seria o carro ideal para retirar o partido do mar de lama em que se encontra. Capaz de enfrentar as mais adversas situações, encara lamaçais e tempestades, chuvas e trovoadas, com impressionante desenvoltura, sobrepujando pedregulhos, buracos, lombadas e as mais temíveis intempéries. É bem verdade que é um veículo desconfortável - que balança muito (outra analogia com o PT!). Caberia nele boa parte dos dirigentes afastados do partido (e suas malas volumosas): haveria lugar de sobra para o Delúbio, o Dirceu, o Genoino, o Marcelo Sereno, e, é claro, para o próprio Silvio Pereira que - já habituado - seria o condutor da máquina. Com capacidade para seis pessoas, ainda poderia até dar uma caroninha ao Marcos Valério. Pelo menos a elite petista poderia ser acomodada no valente utilitário, carrão que é objeto de desejo de jipeiros e amantes da aventura de uma maneira geral.
Embora seja um veículo de perfil rural, preparado para enfrentar estradas de terra e trilhas complicadas, é um dos preferidos de ricos e famosos habitantes da selva de pedra. Rivaliza em status com marcas famosas e luxuosas, como Mercedes e BMW, mas carrega consigo saliente caráter aventureiro, trazendo ainda na caçamba pitadas de coragem e destemor. Um bravo, em resumo. Robusto, é também muito procurado por mulheres que desejam se sentir seguras em um carro alto e de aparência agressiva.
Essas qualidades fazem a Defender 90 - que apesar do DNA britânico é produzido no Brasil - ser um dos alvos preferidos dos ladrões, o que eleva o preço do seguro às alturas. Mas isso não é, convenhamos, problema para quem dispõe de R$ 87 mil (valor médio de um modelo zero quilômetro) para comprar um veículo da tradicional marca inglesa - sinônimo de foras-de-estrada - hoje pertencente ao grupo Ford. Apesar do preço, a Defender 90 é o mais barato dos carros da marca vendidos no Brasil. O modelo topo de linha, o Range Rover, importado, custa R$ 376 mil.
E parece que não é apenas entre os políticos do PT que a Defender faz sucesso. Em seu depoimento na tribuna da Câmara dos Deputados, ainda nos primórdios do escândalo, Roberto Jefferson revelou que um dos únicos luxos a que se deu o direito foi comprar uma Defender 90. Talvez imaginando o mar de lama em que iria se meter...