Título: Olívio se despede
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/07/2005, País, p. A5

Logo após a transmissão do cargo de ministro das Cidades a Márcio Fortes, o petista Olívio Dutra (RS) afirmou, ao comentar a crise política do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e por seu partido, que o PT precisa ser refundado, mas poderá renascer das cinzas. - Queremos que o nosso partido seja resgatado e, se preciso, refundado - disse.

O ex-ministro também defendeu investigação pelo Conselho de Ética do partido dos ex-dirigentes acusados de envolvimento no escândalo do mensalão.

- Tenho certeza de que as instâncias do partido saberão se desfazer de condutas e refazer as políticas do partido.

Em seu discurso de despedida, Olívio Dutra afirmou ser ''importante combater a corrupção, que é uma erva daninha. O petista deixa o Ministério das Cidades para acomodar uma indicação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).

Aplaudido de pé por quase cem pessoas que lotaram o auditório do ministério, a maioria funcionários, Olívio Dutra foi recebido no início da solenidade de transmissão de cargo aos gritos de ''Olívio, Olívio''. A manifestação foi tema de brincadeira de Márcio Fortes ao começar o seu discurso.

- Gostaria de logo mais, quando for me despedir no Desenvolvimento, ter um terço do carinho que o senhor tem aqui de seus funcionários - disse Fortes.

Olívio Dutra voltará para o Rio Grande do Sul e voltou a negar ontem que seja candidato ao governo do Estado ou a um cargo na Executiva do PT, com eleição programada para setembro.