Título: O mais pobre nasce do mais rico
Autor: Daniela Dariano
Fonte: Jornal do Brasil, 27/10/2004, País, p. A2

A última onda de emancipações no Estado do Rio, ao longo da década de 90, resultou em situações de extremos, ilustradas exemplarmente no Noroeste Fluminense. São João da Barra, município com maior autonomia financeira do Estado em 2000 - segundo a pesquisa do IBGE Perfil dos Municípios - deu origem a São Francisco de Itabapoana, localidade que é hoje a mais dependente de recursos transferidos pela União e pelo Estado.

Com 1.115 km² e cerca de 43 mil habitantes, São Francisco de Itabapoana recebe de fora 96,6% da receita disponível. Portanto, menos de 4% dos recursos desse município - cujas principais atividades econômicas são agropecuária, pesca e turismo - são produzidos internamente. A população local é tão pobre que foi uma das escolhidas para ser beneficiada pelo Programa Fome Zero. O local é apontado também como foco de desvios de recursos de programas sociais diversos.

São João Barra, ao contrário, gera em arrecadação tributária municipal a maior parte de sua receita: 51,8%. É mais independente financeiramente do que a capital fluminense, que figura no segundo lugar do ranking de autonomia no Estado, segundo o IBGE.

Dos 92 municípios do Estado do Rio, 25 têm pelo menos 80% de suas receitas provenientes de transferências. (D.D.)