Título: Supremo bloqueia conta de mulher de Valério
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/07/2005, País, p. A4

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, deferiu ontem por volta das 13h30, um pedido urgente do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, para bloquear um resgate de R$ 1,98 milhão que seria feito pela mulher de Marcos Valério, Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, de uma aplicação financeira que mantém no BankBoston Banco Múltiplo, em Belo Horizonte. O chefe do Ministério Público foi informado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) de que ''a Sra. Renilda estaria, na data de hoje, resgatando a referida aplicação financeira, com intenção de saque''.

O chefe do Ministério Público - para quem foi enviado ontem o processo do ''mensalão'' contra Marcos Valério e suas empresas - justificou o pedido ''diante de fatos que se tornaram públicos, de que há suspeita sobre a origem dos recursos movimentados pelo referido Sr. Marcos Valério e pela empresa de que é um dos sócios, o mesmo ocorrendo com a Sra. Renilda Maria''.

E requereu que o presidente do STF ''determine o bloqueio do valor mencionado, até o esclarecimento definitivo dos fatos''.

O ministro Jobim deferiu o pedido, ''diante da relevância da questão'', num breve despacho.

Renilda Santiago Fernandes de Souza é sócia de Marcos Valério em várias empresas, entre as quais a SMP&B, a JVN e a 2S Participações.

O advogado Marcelo Leonardo negou ontem que tivesse havido tentativa de saque em dinheiro por parte de sua cliente, mas sim uma transferência bancária devido a ''problema'' que teria sido criado pelo BankBoston.

Segundo ele, o BankBoston teria enviado carta a Renilda nesta semana solicitando que ela encerrasse sua conta na instituição. O banco teria adotado o mesmo procedimento também em relação a Marcos Valério e seus sócios nas agências de publicidade. Todos teriam contas no BankBoston.

Após a solicitação do banco, disse Marcelo, Renilda teria ido à agência da instituição em Belo Horizonte para fechar a conta. Desse modo, seguindo um procedimento padrão, ela teria de transferir o dinheiro que dispunha no BankBoston para uma outra instituição.

Devido à decisão das autoridades, ela não consegui realizar a transferência, disse o advogado.

Marcelo Leonardo afirmou que o problema foi criado pelo BankBoston porque a instituição não teria informado ao Coaf o envio da carta solicitando o cancelamento da conta de sua cliente.

Procurado pela reportagem, o BankBoston informou, por meio de sua assessoria, que não se pronunciaria sobre a operação financeira propriamente dita, porque o tema envolve sigilo bancário.

A assessoria do BankBoston negou que o banco tenha enviado correspondência a Renilda, seu marido e sócios solicitando-lhes que encerrassem as contas na instituição.

A mulher de Marcos Valério tem encontrado dificuldades para abrir novas contas bancárias.