Título: Mineradora no território de rival
Autor: Daniele Carvalho
Fonte: Jornal do Brasil, 21/07/2005, Economia & Negócios, p. A21
A Companhia Vale do Rio Doce e as empresas australianas Aquila Resources e AMCI Holdings Australia assinaram acordo para estudo exploratório do projeto de carvão subterrâneo Belvedere, no estado de Queensland, na Austrália. Com isso, a Vale finca bandeira no território de suas principais rivais no mercado internacional - a BHP Billiton (sediada em Melbourne) e a Rio Tinto (que tem 40% de seus capitais originários do país).
De acordo com a Vale, o investimento na mina australiana faz parte da estratégia da companhia para inserção no mercado de carvão. A estimativa é de que o projeto Belvedere envolva 2,7 bilhões de toneladas de carvão metalúrgico.
A empresa brasileira pagará US$ 2,5 milhões para cada uma das empresas australianas e assumirá o compromisso de desenvolver o estudo do projeto até o estágio de pré-viabilidade.
Após a conclusão do estudo de pré-viabilidade, que tem duração estimada de 18 meses, a Vale terá a opção de adquirir 51% de participação no Belvedere pelo preço de US$ 90 milhões. A companhia brasileira tem também opção de ampliar sua participação no projeto para até 100% através da aquisição das participações da Aquila e da AMCI pelo preço de mercado determinado na época de exercício de cada opção.