Título: PT estuda punição a deputados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/07/2005, País, p. A5

O comando do PT discute a proposta de suspensão temporária dos deputados João Paulo Cunha, Josias Gomes e do líder licenciado, Paulo Rocha. A idéia será lançada pela Democracia Socialista - tendência à esquerda do partido - na reunião do Diretório Nacional, daqui a duas semanas. Mas conta com a adesão de integrantes até do Campo Majoritário, corrente que concentra o poder na legenda. O presidente nacional do PT, Tarso Genro e os integrantes da CPI dos Correios reuniram-se na tarde de ontem em Brasília para avaliar os rumos da comissão e as acusações contra o PT.

Um deputado do partido presente à reunião disse que João Paulo Cunha ainda não se explicou:

- Pessoas que conversaram com ele só afirmaram que está muito deprimido - confirmou o deputado.

O nome da mulher de João Paulo, Márcia Regina Milanésio Cunha, aparece como uma das sacadoras na agência do Banco Rural em Brasília. O valor da retirada foi de R$ 50 mil.

João Paulo cogitou renunciar ao mandato, mas foi demovido por amigos, assessores e outros parlamentares.

- Disse para ele agüentar firme - contou o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Os petistas que realizaram saques no Banco Rural deverão ser submetidos à comissão de ética.

- Se pedimos o afastamento do Delúbio, por que não o do João Paulo, assimcomo o do Josias, do Sílvio Pereira e do Paulo Rocha? Eles estão causando danos irreversíveis à imagem do partido - disse o secretário de Formação Política, Joaquim Soriano.

Vice-presidente do PT, Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, diz que não ''tem elementos'' suficientes para comparar a atuação dos parlamentares à de Delúbio, que mentiu ao partido, negando qualquer envolvimento com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Mas frisa que, ''em tese, cabe o mesmo tratamento a todos cujo ato resvalar no conjunto do PT''.

As tendências de esquerda propuseram o afastamento de Delúbio na reunião da Executiva Nacional. O Campo Majoritário derrubou a resolução. Mas ontem os que seguiram a orientação avisavam que serão pelo desligamento do ex-tesoureiro.

A proposta de punição coletiva é endossada até por integrantes do Campo, mesmo que movidos pelo interesse de preservar Delúbio.

- Temos que discutir o assunto como um fenômeno. Não como caso isolado. O que pesa para um pesa para todos. Nem sabemos a extensão do caso - disse o secretário de Relações Internacionais do PT, Paulo Ferreira.

O secretário-geral do partido, Ricardo Berzoini, afirma que ''todos os citados prestarão contas ao partido. Ou diretamente à direção ou à comissão de ética''. Mas discorda da suspensão de deputados, criticando a ''pressa, de colocar todos no paredão''.