Título: Gushiken sem poder e Dutra magoado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/07/2005, País, p. A7

O presidente Lula confirmou ontem que Luiz Gushiken perderá os poderes sobre a área de publicidade do governo. Ele já tinha perdido o status de ministro com o anúncio da extinção da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica. As funções da Secom foram dividas em dois grupos. O que comanda a área de comunicação ¿ responsável pela coordenação, normatização, supervisão e controle da publicidade e de patrocínios oficiais da administração direta e indireta ¿ irá para a estrutura da Secretaria Geral, cujo ministro é Luiz Dulci. Já o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) vai se transformar num órgão de assessoramento da Presidência da República. É Gushiken quem irá gerir esse núcleo. A mudança ocorreu após as suspeitas de que Gushiken, que integra o chamado ¿núcleo duro¿ do governo, favoreceu uma ex-empresa sua em contratos de publicidade com entidades públicas.

Demissionário do governo, o ex-ministro Olívio Dutra (PT-RS) disse ontem no discurso de despedida do Ministério das Cidades que problemas ¿seríssimos¿ do PT acabam respingando no governo. Ele justificou a crise enfrentada pelo partido a ¿más companhias¿ até mesmo dentro do próprio PT. Isso porque, segundo ele, o partido teria crescido demais e permitido filiações de forma indiscriminada.

¿ Na vida política, às vezes, nós não escolhemos as companhias, mas podemos ter critérios que impeçam que as companhias más possam, digamos, contaminar condutas ¿ disse.

Ele negou sair magoado ou com ressentimento do governo pela demissão para dar lugar a uma indicação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, mas desautorizou o lançamento da sua candidatura ao governo do Rio Grande do Sul, feita pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Eu reafirmo que não sou candidato. Ninguém do PT tem autoridade para impor candidaturas, e eu não sou candidato ¿ disse.

No discurso, o presidente Lula se referiu ao ex-ministro das Cidades como um forte amigo:

¿ A única coisa que nós não fazemos é entrelaçar nossos bigodes porque o dele é maior do que o meu e ele levaria vantagem ¿ comentou o presidente.

Dutra confirmou ainda que chegou a ser convidado pelo presidente para assumir a presidência da Infraero, com a saída do ex-senador Carlos Wilson.

¿ Eu não saio de nenhum lugar para procurar posto em outro. O presidente me propôs que eu fosse para a Infraero, num gesto de generosidade. Eu disse pra ele: não, meu companheiro presidente. Não há necessidade. Não crie mais problemas ¿ disse o ex-ministro em entrevista depois da cerimônia do Planalto.