Título: Banco Rural como possível sócio oculto
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/07/2005, País, p. A2

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) levantou ontem, em plenário, a possibilidade de o empresário Marcos Valério, acusado de operar o mensalão, ser um sócio oculto do Banco Rural. Para o parlamentar, essa hipótese tem que ser levada em conta, já que as evidências levantadas pela CPI indicariam informalidade nas operações realizadas entre a instituição financeira e as agências de Valério.

- Os fatos demonstram claramente uma forte ligação entre as empresas de publicidade de Marcos Valério e a direção do Banco Rural, sem falar em outras irregularidades praticadas por essa instituição creditícia que ferem normas do Sistema Financeiro Nacional - afirmou Dias.

A informalidade das relações entre Marcos Valério e o Banco Rural foram ressaltadas pelo senador que chamou de ''relações estranhas'' entre as duas entidades, já que, observou, vultosos saques foram permitidos por meio de simples bilhetes informais.

Por tudo isso, o senador pediu ao Banco Central que investigue com todo rigor o Banco Rural, ''suspeito de ser um instrumento de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e outras operações bancárias desonestas''. O Banco Rural classificou ontem de ''absolutamente descabida'' a acusação do senador Álvaro Dias.

Ontem, a DNA Propaganda, uma das agências de publicidade em que o empresário Marcos Valério é sócio, pediu nesta semana seu desligamento da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) - uma entidade patronal que reúne as 250 maiores agências brasileiras, responsáveis, segundo a associação, por 75% do investimento em mídia do país.

O pedido de desligamento foi encaminhado ontem pelo presidente da DNA, Francisco Castilho. Na semana passada, Castilho já havia pedido licença até dezembro do cargo de presidente da Abap em Minas. Ambos os pedidos foram aceitos pela entidade.

A atuação da Abap está ligada a realização de campanhas sociais e de encontros do setor. A desfiliação não traz prejuízos econômicos diretos para a agência, como, por exemplo, a proibição de participar de licitações. O impacto é, principalmente, no prestígio da empresa, pois a entidade é a mais antiga do país e é conhecida por reunir as principais agências.