Título: Tarso concorre à presidência
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/07/2005, País, p. A4
O presidente nacional do PT, Tarso Genro, anunciou ontem que será o candidato do Campo Majoritário às eleições que ocorrem no dia 18 de setembro para presidir a o partido. Concorrendo pela tendência escolhida por 60% dos filiados, e que dá sustentação ao governo federal, Tarso já é tido como favorito.
Com a missão de ''refundar'' o partido, Tarso busca agora o apoio de setores da esquerda petista. Para tal, no início da semana chegou a dizer que o Campo Majoritário estava ''dissolvido'', depois dos casos de corrupção que atingiram a cúpula do PT, comandado pela tendência.
Na contramão de suas aspirações, a deputada federal Maria do Rosário (RS), candidata à presidência do partido pela tendência Movimento PT, rejeitou a hipótese de renunciar ao pleito. Ela tomou café ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre, mas as assessorias da Presidência e da própria deputada não confirmaram o tema do encontro.
A escolha de Tarso como candidato do Campo Majoritário não ocorreu sem resistências dentro da facção. Até dois anos atrás, ele era considerado ''independente'' das tendências internas.
Ex-ministro da Educação, Tarso assumiu a presidência do PT no lugar de José Genoino depois que as acusações de pagamento de mesada a parlamentares aliados em troca de apoio ao governo federal. Junto com Genoino, saíram do PT o então secretário-geral Sílvio Pereira, o tesoureiro Delúbio Soares, e o secretário de Comunicação, Marcelo Sereno.