Título: Tabelamento de diárias
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 29/07/2005, Rio, p. A13

A prefeitura vai propor à rede hoteleira que fixe os valores das diárias durante o Pan, para evitar o aumento excessivo dos preços. A intenção é evitar que as diárias aumentem demais por causa da demanda, afastando os turistas. - O problema da possibilidade do aumento é real, mas vamos estabelecer um compromisso para que sejam mantidos os preços das tabelas existentes - reforçou Medina.

As tabelas teriam uma equiparação de valores entre o euro e o dólar. De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis do Rio de Janeiro, Alexandre Sampaio de Abreu, o preço das diárias pode ser fixado em torno de U$ 150 a U$ 250, dependendo das características do hotel.

- O Rio tem experiência em grandes eventos, recebendo delegações internacionais. Mesmo assim, vamos estudar um sistema de padronização das diárias - afirmou Alexandre.

O presidente do sindicato acrescentou que haverá um aumento de cerca de 10% no número de quartos na região turística do Rio. Hoje a cidade tem 22 mil quartos disponíveis.

- O número de hotéis já é suficiente. Até o fim do ano será possível começar a fazer as reservas para o Pan - acrescentou Alexandre.

O tabelamento das diárias, no entanto, deve ser analisado com cautela, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio (ABIH-RJ), Ângelo Vivacqua.