Título: Suplicy pede que Dirceu diga a verdade
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/07/2005, País, p. A4

Afirmando que faria uma ''reflexão sobre a vida do deputado José Dirceu'', o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu ontem, da tribuna do Senado, que o ex-ministro da Casa Civil diga ''toda a verdade'' em seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara e que, ''se porventura algum erro tiver ocorrido, que ele possa reconhecer''. O depoimento de Dirceu está agendado para a terça-feira.

- Se pudermos dizer algo construtivo e positivo ao deputado José Dirceu, seria: que ele venha, na próxima terça-feira, disposto a dizer toda a verdade, mesmo com a presença do deputado Roberto Jefferson na primeira fila. Porque isso só fará bem aos brasileiros, a nós do PT, a Dirceu e ao presidente Lula, pois sei o quanto Dirceu o estima - afirmou.

O pronunciamento foi todo dedicado ao ex-ministro em decorrência, segundo o senador, do ''evento histórico que acontecerá na vida do Brasil e do Congresso'' na próxima terça, ''um depoimento que, se for completo, é possível que ambas as CPIs (dos Correios e do Mensalão) se dêem por satisfeitas''. O Conselho analisa uma representação do PL que pede a cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que denunciou o mensalão.

- Nada será mais importante para a história do Brasil e de José Dirceu, quaisquer que sejam as conseqüências, que ele tenha a disposição completa de dizer toda a verdade - disse. (F.P.)