Título: Lula: 'Tarefa de Tarso é desafiadora e espinhosa'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/07/2005, País, p. A4

Em meio à mais grave crise política do governo e de seu partido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou de ''desafiadora'' e ''espinhosa'' a tarefa que Tarso Genro, que deixou o ministério da Educação ontem, enfrentará na presidência do PT.

- Meu querido Tarso, de coração, eu sei que a tarefa que você vai assumir daqui para frente é tão ou mais espinhosa do que a de ser ministro da Educação - disse Lula, na cerimônia de posse do novo ministro, Fernando Haddad.

O novo presidente do PT disse, ao comentar as palavras de Lula, que ''espinhoso é carinho'', ao ironizar a turbulência que atravessa o partido, envolvido em denúncias de compra de votos de deputados e levantamento de recursos ilegais para as campanhas eleitorais.

Tarso afirmou que o deputado prometeu não cair em provocação e levará explicações para todos os questionamentos e as dúvidas para provar sua inocência, em referência ao depoimento do ex-ministro José Dirceu ao Conselho de Ética da Câmara, marcado para a terça-feira.

O presidente do PT deu a entender que Dirceu não terá tratamento diferenciado dentro do partido:

- As normas partidárias serão duramente aplicadas no que se refere a envolvidos em irregularidades. A partir das explicações nós tomaremos as medidas reservadas pelo nosso regimento interno.

Para Genro, os depoimentos que estão sendo colhidos no Congresso Nacional tem importância para o processo de regeneração do partido.

- A única coisa que eu tenho a dizer sobre quaisquer depoimento é que para mim não interessa quem dá o depoimento. O que interessa é o reflexo desse depoimento na vida partidária, nas modificações que nós vamos fazer na vida interna do partido e na regeneração do projeto que deve ser composto por essa nova maioria que nós estamos tentando formar.

Deputados do PT, como o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (SP), o ex-líder da bancada Paulo Rocha (PA) e o ex-líder do governo Professor Luizinho (SP) tiveram envolvimento indireto em saques de contas de Marcos Valério de Souza. O ex-ministro e deputado José Dirceu (PT-SP) é acusado de estar envolvido no suposto esquema.

Apesar disso, Tarso preferiu cautela ao comentar a situação dos envolvidos e disse que punição sem consulta interna seria uma atitude prematura.

- Nós vamos chamar essas pessoas para que elas façam um relatório a respeito de todas essas denúncias - afirmou Tarso após cerimônia.

O ex-ministro enfatizou que qualquer punição dependerá da comissão de ética do PT:

- A Comissão de Ética não aplica direito penal. Pode recomendar ao Diretório Nacional a punição. Sua decisão não é penal, mas ético-política.