Título: Lula: ¿Delúbio enterrou o PT¿
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/08/2005, País, p. A6

Em audiência ontem à tarde com sindicalistas ligados a aposentados e pensionistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares ¿enterrou¿ o partido ao liderar um esquema de caixa dois nas campanhas eleitorais. ¿ O Delúbio enterrou o partido ¿ disse Lula segundo relato à reportagem de pessoas presentes na audiência.

Durante o evento, fechado à imprensa no Palácio do Planalto, Lula ameaçou abrir seus sigilos e seu patrimônio caso as denúncias de corrupção contra o governo federal recaiam diretamente contra ele.

¿Eu não tenho dívida no cartório. Eu não tenho rabo preso com ninguém. Se precisar, se tiver pressão, eu abro minhas contas e meu patrimônio ¿ disse ainda segundo os relatos.

A tática de deixar o gabinete e ir para a rua participar de atividades e cerimônias que não costumam fazer parte da agenda de ocupantes do Planalto continuou sendo adotada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tenta se desvencilhar das denúncias de corrupção contra o governo. Mais cedo, num palanque de um esvaziado evento de taxistas ¿ que teve a presença de Lula agendada às pressas ¿ o presidente elogiou os pobres, que teriam apenas o ¿nome¿ e a ¿honradez¿ para avalizar uma compra.

¿ O pobre tem a sua honradez para dar como garantia e isso é extraordinário para nós ¿ afirmou Lula, ao assinar, no Sindicato dos Taxistas, projeto de lei que isenta de IPI até 2009 a compra de carros por taxistas e para portadores deficiência.

O presidente mostrou incerteza sobre o futuro político do país e sua eventual candidatura à reeleição.

¿ Independentemente do que aconteça daqui para a frente neste país, independente de ser candidato ou não, gostaria que todos os trabalhadores conquistem, nesse nosso mandato, o direito de viver com dignidade.