Título: Fundos de pensão na pauta
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/08/2005, País, p. A7

Como a convocação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, já é dada como certa, a polêmica na sessão de hoje da CPI dos Correios deve ficar por conta dos requerimentos de quebra de sigilo bancário de fundos de pensão. Os petistas são contra a iniciativa, alegando que isso geraria instabilidade econômica. Enquanto isso, a oposição se divide quanto à amplitude da medida.

O relator da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR), propõe a limitação da quebra de sigilo às aplicações dos fundos no Banco Rural e no BMG.

- Não queremos desestabilizar nada economicamente. Ninguém quer implodir banco, fundo de pensão nem qualquer instituição - explicou o relator da CPI

A quebra atingiria a Previ, a Petros e o Funcef. Parlamentares querem investigar se há relação entre investimentos feitos pelos fundos e os empréstimos bancários tomados por Marcos Valério Fernandes de Souza.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) defende a proposta de que sejam abertas as informações relativas a todas as aplicações ''atípicas'', que seriam os investimentos desses fundos em bancos pequenos, como o Panamericano e Banco de Brasília.