Título: Snow: investidor 'tira de letra' crise política
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/08/2005, Economia & Negócios, p. A17

O secretário do Tesouro americano, John Snow, em visita ao Brasil, elogiou a consistência da política econômica do governo brasileiro, sobretudo no que se refere ao controle da inflação e às perspectivas de crescimento, mesmo com juros ''considerados elevados''. Chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ''líder global'' e descartou a possibilidade de a crise política interna ter repercussões negativas no ânimo dos investidores estrangeiros em geral e dos americanos em particular. Snow disse que os mercados, como o de ações e o cambial, ''estão tirando isso (a crise interna) de letra, assim como a comunidade internacional, que mantém a confiança no Brasil''.

As declarações foram feitas por Snow depois de conversar com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em entrevista concedida na embaixada americana. Segundo ele, o que os investidores levam em conta é a adoção de uma ''boa política macroeconômica e o compromisso com ela''.

O secretário do Tesouro deu ênfase ao ''diálogo'' com o governo brasileiro - a ser desenvolvido hoje, na reunião com o Grupo Brasil-EUA para o Crescimento, no Rio - sobre a promoção de investimentos em infra-estrutura, por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs), principalmente nos sistemas hidroviário, rodoviário e ferroviário. Eles são considerados fundamentais para o Brasil escoar sua produção, com redução nos custos dos transportes, e se desenvolver como um dos maiores exportadores agrícolas do mundo.

- Estamos conversando sobre como estimular os investimentos em infra-estrutura, a partir do desejo do Brasil em estabelecer as PPPs. Uma idéia é introduzir uma espécie de ''câmara de compensações''. Os investidores precisam saber quais as oportunidades que tenham realmente boas respostas - explicou.