Título: Câmara fixa prioridades
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/08/2005, Brasília, p. D3

Os deputados distritais retomam hoje o ritmo de votações no plenário da Câmara Legislativa após mais de 20 dias de recesso. O presidente Fábio Barcellos (PFL) promete um semestre mais focado em projetos de parlamentares. No primeiro semestre, o número de propostas de iniciativa do Executivo aprovadas na Casa foi quase duas vezes maior que o dos projetos de deputados que saíram para sanção do governador Joaquim Roriz. - Os projetos do Executivo chegam quase todos com urgência. Tratam de propostas de interesse da população, mas os parlamentares também devem legislar. Não estamos aqui apenas para fiscalizar, pois para isso existe o Ministério Público - disse Barcellos. Nos dois anos primeiros anos desta legislatura, os distritais apresentaram 1.638 projetos, mas só 147 foram aprovados, contra 229 do Palácio do Buriti.

O presidente também acredita que algumas questões pendentes do semestre passado, como a realização do concurso público e reforma no sistema de informatização da Casa, devem ser resolvidas nos próximos meses. Barcellos garante que nesta primeira quinzena será definida o centro de seleção que organizará as provas.

A deputada Anilcéia Machado (PMDB), líder do governo, também já traçou as prioridades do GDF para os próximos meses. Na lista de propostas importantes estão o Plano Diretor de Transportes, as alterações na Emenda 40 da Lei Orgânica - que autoriza alterações nas destinações de uso de solo no DF - as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Entrarão com urgência na pauta, segundo Anilcéia.

As duas CPIs em vigor na Câmara também retomam as investigações esta semana. De acordo com o deputado Augusto Carvalho (PPS), presidente da CPI da Educação, nos próximos dias ele fará uma reunião com o deputado Paulo Tadeu (PT), relator da comissão, para desenhar a reunião ordinária da sexta-feira. A seqüência de depoimentos foi interrompida por conta da discussão sobre a permanência do deputado João de Deus (Sem partido) na CPI. Ele foi indicado pelo PMDB e a legenda não voltou atrás da decisão de mantê-lo João como integrante da comissão. Os bate-bocas nas sessões tiveram início com a entrega de fitas comprometendo as ex-secretárias de Educação Eurides Brito e Maristela Neves em supostos esquemas de fraudes em licitações de transporte escolar.

- Esse tempo foi bom para apaziguar os ânimos. Inclusive a instalação de uma CPI no COngresso Nacional vai servir como exemplo sobre como prosseguir os trabalhos em uma comissão, as relações entre governistas e oposição. Todos devem ter espírito investigativo - avaliou Augusto, ressaltando que ainda aguarda a perícia das fitas entregues pelo ex-subsecretário de Suporte Educacional e ex-tesoureiro da campanha de Eurides Brito à Câmara Legislativa em 2002.

Escândalos - Por conta dos escândalos envolvendo o PT em denúncias de corrupção, o clima promete ser pesado entre governistas e petistas. Em um discurso há uma semana, Anilcéia Machado mostrou uma pesada artilharia contra os colegas filiados ao partido do presidente Lula. Até mesmo Roriz entrou no clima e disse que o PT está ''no fundo do poço''. A posição dos distritais frente aos prováveis ataques em plenário foi discutida ontem em reunião da bancada.

- Aqui no DF o PT não está envolvido com as denúncias de distribuição irregular de lotes como o PMDB está - rebateu Chico Vigilante (PT).