Título: ¿Não aceito ser banido da vida política do país, de novo¿
Autor: Karla Correia e Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 03/08/2005, País, p. A2

Militante Histórico Dirceu disse sido alvo de acusações por ser um expoente da esquerda brasileira. Ele repetiu várias vezes que sua vida pública é ilibada e dispensou o PT em sua defesa. ¿ Eu não preciso do partido, eu sei o que eu represento¿. Executiva do PT Dirceu negou envolvimento com os empréstimos que tiveram Valério como avalista e disse que não disse que não se responsabiliza por ações administrativas. ¿Não assumo os atos da executiva do PT¿.

Mensalão Negou veementemente a existência do mensalão e se referiu a CPI como da ¿compra de votos¿. Disse que ouviu falar pela primeira vez ¿na época da reeleição¿ e depois através dos jornais. ¿Aí veio a tona notícia do Jornal do Brasil.¿

Quebra de decoro O petista insinuou que não poderia responder por quebra de decoro parlamentar, porque estava licenciado do mandato de deputado na época. Questionado pelo relator, respondeu que não se valerá disso para sua defesa.

Julgamento Dirceu criticou a denúncia que ligou o nome de um assessor informal à lista de sacadores de Valério. ¿ Quero ser julgado pelos erros que cometi. Não vou aceitar pré-julgamentos nem falsas acusações ou montagens ridículas¿.