Título: Cidade de olho na TV
Autor: Nelson Carlos de Souza
Fonte: Jornal do Brasil, 03/08/2005, País, p. A7

A cidade de Passa Quatro parou para acompanhar o depoimento no Conselho de Ética da Câmara do seu filho mais ilustre. Em todos os bares, padarias, barbearias e restaurantes da cidade, pessoas de todas as idades e classes sociais acompanharam pela televisão o discurso de José Dirceu. No banco da praça, nas lojas, na Câmara dos Vereadores, na sede da prefeitura e até no posto da Polícia Militar, o comentário era o mesmo: como seria o desempenho de Dirceu no duelo com o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Às 15 horas, horário em que o depoimento começou, as ruas ficaram vazias, e as discussões esquentaram.

Um integrante do PFL local chegou a discutir com um militante do PPS depois que puxou o dinheiro para pagar a conta e o outro perguntou se aquilo era o seu ''mensalão''. Revoltado, o militante pefelista lembrou que os parlamentares do PFL em Brasília querem a apuração das denúncias e punirão dos culpados.

O prefeito do município, Acácio Mendes de Andrade (PTB-MG), que está em viagem pelo interior mineiro, acompanhou as declarações de seu conterrâneo pela TV. Pelo telefone, disse ao JB que, apesar de pertencer ao PTB de Jefferson, hoje o inimigo número um de Dirceu, torce pelo ex-ministro.

O presidente da Câmara dos Vereadores, José Gaspar (PTB-MG), também afirmou estar ao lado do conterrâneo, mas salientou que aguarda a apuração dos fatos e espera que os culpados sejam punidos.

O presidente do diretório regional do PT de Passa Quatro, Douglas Mota, amigo de infância de Dirceu, ressaltou que a direção do partido na cidade está decepcionada e se organiza para uma renúncia coletiva. Segundo ele, o grupo promete entregar o cargo no próximo mês em São Paulo.

Douglas se mostrou decepcionado com o desempenho do PT no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também lamentou o fraco resultado em Passa Quatro.