Título: Criado primeiro clone de cão
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/08/2005, Internacional, p. A12

Uma equipe de cientistas sul-coreanos e americanos realizou um feito inédito, a obtenção do clone de um cachorro. O animal, que já tem 4 meses, foi batizado de Snuppy e é perfeitamente saudável. A técnica foi a mesma utilizada para criar a ovelha Dolly, o primeiro mamífero do mundo clonado a partir de uma célula adulta, mas que acabou morrendo aos seis anos.

Woo-Suk Hwang e sua equipe da Universidade Nacional de Seul recolheram uma célula da orelha de um cão macho da raça afghan hound, de três anos de idade. O material foi depositado em um óvulo, com o núcleo esvaziado, e posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da ''mãe de aluguel'', uma labrador amarela.

Os pesquisadores afirmam que o intuito da experiência não é replicar animais domésticos, mas contribuir para o tratamento de doenças humanas.

- Uma vez obtidas células-tronco de cachorros, as aplicações veterinárias dos transplantes para tratar a espécie podem se transformar nos primeiros usos clínicos da clonagem terapêutica - explica um dos membros da equipe, Gerald Schatten, da Faculdade de Medicina de Pittsburgh, na Pensilvânia.

Segundo Heang, a partir do estudo, padrões das enfermidades poderão ser estabelecidos e utilizados não apenas para animais, mas também para humanos. Outra contribuição seria a preservação de espécies raras e a recriação das que já foram extintas.

Após uma gestação de dois meses, o cachorro clonado nasceu de uma operação cesariana, com 530 g. Outro filhote clonado chegou a nascer mas morreu com 22 dias por causa de uma pneumonia.

O índice de eficiência da experiência foi de 1,6%, já que um total de 1.095 embriões foram transferidos para 123 ''mães de aluguel''.

A descoberta acende as esperanças dos donos de cães interessados em reproduzi-los, mas esse comércio ainda deve demorar devido à relação custo-benefício do experimento. Segundo um dos pesquisadores, esse não seria um bom investimento financeiro. Os cachorros estão entre os animais mais complexos de serem clonados, por causa da dificuldade de adquirir embriões maduros. Ao contrário de outras espécies de mamíferos, as cadelas ovulam quando seus embriões ainda são imaturos.

A técnica de clonagem ainda suscita muitos debates:

- Ninguém nega que a tecnologia deve ser encorajada, mas a clonagem de animais levanta uma série de questões éticas e morais que ainda não foram propriamente discutidas - opina Freda Scott-Park, presidente da Associação Britânica de Veterinários.