Título: Adidas aperta passo e mira Nike
Autor: Hugo Miller
Fonte: Jornal do Brasil, 04/08/2005, Economia & Negócios, p. A17

A Adidas-Salomon, a segunda maior empresa de produtos esportivos do mundo, formalizou a compra da Reebok International por cerca de US$ 3,8 bilhões, a fim de encurtar a distância que a separa da americana Nike, líder mundial no segmento de artigos esportivos, principalmente na casa da rival. A empresa resultante da fusão terá cerca de US$ 11,1 bilhões em vendas, perto dos US$ 13,7 bilhões da maior concorrente. O negócio será finalizado em 2006.

A aquisição vai duplicar as vendas da marca alemã nos Estados Unidos e propiciará à Adidas - conhecida mundialmente pelo símbolo representado por três listras paralelas - acesso a uma empresa dotada de maior presença no setor esportivo e cultural americano, segundo seu principal executivo, Herbert Hainer. A Adidas está sediada em Herzogenaurach, na Alemanha.

- Historicamente, a Adidas tem sido sub-representada no mercado americano, no qual ela tem tido dificuldade em ganhar participação. Portanto, a empresa está subindo com um só impulso - disse Mark Hargraves, gestor de recursos, com US$ 7,1 bilhões em investimentos no grupo.

A Adidas está oferecendo US$ 59 para cada ação da Reebok, sediada em Canton, estado de Massachusetts. Trata-se de um valor 34% superior ao das ações da Reebok no fechamento de ontem. As ações da Adidas alcançaram sua maior alta dos últimos sete anos, enquanto as da Reebok deram um salto de 24% na Europa.

As ações da Adidas tiveram valorização de 5,7%, chegando a ser negociadas a 155,99 euros, na Bolsa de Frankfurt. Já as ações da Reebok subiram US$ 13,88, para US$ 57,83. A aquisição deve impulsionar os lucros da companhia alemã no curto prazo e significará uma economia entre 120 milhões a 125 milhões de euros nos três primeiros anos, disse Hainer.

No ano passado, a Adidas registrava participação de 8,9% no mercado de calçados esportivos dos EUA, que movimentou US$ 8,9 bilhões. No mesmo período, a Reebok abocanhava uma fatia de 12% e a Nike, com sede em Beaverton, estado americano de Oregon, dominava 36%. A transação dará à marca alemã 28% do mercado mundial de calçados esportivos, que movimenta um total de US$ 11,5 bilhões, e a deixará mais perto da líder Nike, com 31%.

Os lucros da Adidas no segundo trimestre cresceram 34%, para 94 milhões de euros, a partir dos 70 milhões de euros do mesmo período de 2004. As vendas aumentaram 8%, para 1,52 bilhão de euros.

Em maio passado, a Adidas vendeu a Solomon, especializada em equipamentos para esportes de inverno, que havia sido adquirida em 1998. O negócio será concretizado em setembro.

A Reebok manterá seu nome, e o executivo Paul Fireman permanecerá à frente da marca.