Título: Operação internacional renderia R$ 24 milhões ao PT e PTB
Autor: Fernando Exman
Fonte: Jornal do Brasil, 05/08/2005, País, p. A4

Mantendo a estratégia de realizar uma denúncia a cada depoimento, o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) fez novas revelações à CPI do Mensalão sobre as freqüentes viagens de Marcos Valério, Delúbio Soares e Rogério Tolentino, advogado de Valério, a Portugal. Segundo Jefferson, além de intermediar negociações entre a Portugal Telecom e a Telemig Celular, Valério tratou com integrantes do governo português a compra da Varig pela TAP, estatal portuguesa do setor de aviação. Além disso, afirmou Jefferson, Marcos Valério negociou a transferências de recursos do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) ao Banco Espírito Santo (BES), o que renderia repasses à Eletronorte para a reestatização de linhas de transmissão de energia elétrica, e também ao PT e ao PTB.

O deputado fluminense deu pela primeira vez detalhes da suposta negociação entre os PT e PTB com a Portugal Telecom. Segundo ele, a negociação envolvia a liberação de 8 milhões de euros que seriam divididos entre petebistas e petistas. Jefferson reafirmou que Marcos Valério era o representante do governo brasileiro junto a Portugal Telecom e com ironia chegou a chamá-lo de ¿embaixador do Brasil em Portugal para assuntos de telecomunicações.¿

No depoimento de ontem, Jefferson contou que em janeiro foi procurado por Dirceu, que se disse preocupado com as dívidas de campanha do PTB:

¿ O Dirceu disse que era para eu indicar um emissário do partido, que iria junto com o do PT ver o pessoal da Portugal Telecom. Indiquei o tesoureiro Emerson Palmieri. A passagem está comigo. Palmieri viajou para Portugal no dia 24 de janeiro, juntamente com Marcos Valério, que representava o PT, e seu sócio Rogério Tolentino. Eles voltaram no dia 26.

A diretoria da multinacional teria feito a oferta de recursos durante uma reunião no Brasil, segundo Jefferson. Ainda segundo o deputado, a doação seria uma antecipação de recursos a serem oficializados em futuras campanhas eleitorais. ¿Os recursos serviriam para cobrirmos as dívidas da campanha de 2004 porque não tínhamos mais nenhum problema referente à campanha de 2002 Jefferson afirmou ainda que Delúbio, Tolentino e Valério viajavam com freqüência a Portugal. ¿ Em uma semana eles iam, na outra não, mas iam sempre. Eram viagens muito comuns, freqüentes.

Durante o depoimento de José Dirceu ao Conselho de Ética, Jefferson revelou o suposto acerto com a Portugal Telecom para reforçar o caixa do PT e do PTB e, na ocasião, deu a entender que acreditava na participação de Lula.

¿ Vossa excelência (José Dirceu) autorizou que mandássemos emissários a Portugal para que negociássemos de lá, depois do encontro que vossa excelência patrocinou do grupo da Portugal Telecom com o presidente Lula, um acordo que pusesse em dia as contas do PTB e do PT¿.

Ontem, a versão foi um pouco diferente:

¿ Não foi tratado disso na presença do presidente Lula. Talvez eu tenha colocado isso no plural e tenha gerado dúvida, afirmou Jefferson, acrescentando que não fez nenhuma ilação de que o presidente Lula pudesse ter conhecimento da negociação.