Título: Plano atenderá saúde
Autor: Bruno Arruda
Fonte: Jornal do Brasil, 05/08/2005, Brasília, p. D8

Foram entregues ontem, na Reunião Extraordinária da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e do Entorno (Ride), R$ 612 mil em equipamentos médico-hospitalares a serem distribuídos pelos 22 municípios que compõem a região. Além disso, foi determinado que oito consultores do Ministério da Saúde acompanharão o desenvolvimento, nessas localidades, de planos que permitam a evolução dos cuidados básicos na região. - Constatamos que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com serviços prestados nas próprias localidades - explicou André Bonifácio, coordenador Departamento de Descentralização na Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Com a melhoria das condições no entorno, o objetivo é desafogar os hospitais e centros de saúde de Brasília. Hoje estima-se, conforme Bonifácio, que 60% dos pacientes na Capital sejam provenientes de outras cidades.

- Toda a região do entorno é cuidada em Brasília. A cidade, em todos os aspectos, absorve os custos da Ride - afirmou o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Afrânio Souza.

A aparelhagem nova é composta por kits de odontologia, e de informática básica. O objetivo destes é equipar as localidades para que possam alimentar a base de dados do Ministério quanto à hantavirose, endêmica na região. Até outubro, mais equipamentos serão distribuídos.

O trabalho inicial dos consultores do MS, conforme Bonifácio, será auxiliar no desenvolvimento de projetos específicos que possam dar origem a convênios. Em outras palavras, ensinar os secretários de saúde locais a pedir recursos. O diretor afirmou que, na medida em que essa missão seja concluída, os consultores poderão auxiliar nas novas demandas que eventualmente surgirem.

Por sugestão dos próprios secretários de saúde, o Ministério vai arbitrar um prêmio de qualidade de gestão para o município que apresentar mais progressos. Para o diretor, a iniciativa demonstra o comprometimento do entorno. A avaliação será feita em maio ou abril.

O ministério anunciou também que vai começar já na semana que vem um mapeamento geral de toda a capacidade instalada nos centros médicos da Ride. O estudo deve ficar pronto em dois meses.

- Sabemos apenas que a região tem crescimento demográfico acelerado, com mais de 3 milhões de habitantes distribuídos por mais 55 mil km², e uma enorme fragilidade na área de atenção básica - justificou Bonifácio.