Título: PFL questiona ''comício''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/08/2005, País, p. A6
O líder da oposição no Senado, José Jorge (PFL-PE), e o líderes do PFL na Câmara e no Senado, Rodrigo Maia (RJ) e José Agripino Maia (RN) protocolaram ontem no Ministério Público Federal uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No documento, os parlamentares argumentam que as viagens de Lula às cidades nordestinas de Garanhuns, em Pernambuco, e Teresina, no Piauí não passam de ''comícios eleitorais com dinheiro público''.
- Nós pedimos duas coisas: a primeira é que houvesse uma medida em relação à devolução de todos os recursos utilizados, e a segunda é que seja tomada uma medida para impedir que isso continue ocorrendo.
O senador Agripino Maia disse que o presidente da República ''transformou as inaugurações por todo o Brasil em comícios eleitorais''. Agripino aponta que a utilização de recursos públicos para o deslocamento de Lula, para a montagem de palanques é irregular. Além do uso da comitiva oficial, ele argumenta que os comícios eleitorais têm um prazo para serem realizados de acordo com a legislação eleitoral.
Na avaliação do senador pefelista, as irregularidades cometidas pelo presidente Lula são verificáveis e justificam a representação que o parlamentares do PFL, partido de oposição, moverá contra o presidente.
O vice-procurador da República, Roberto Gurgel informou que o procurador titular, Antônio Fernando Souza está viajando e que o documento será analisado somente na segunda-feira, quando os dois se reunirão para despachar.