Título: Agitação na volta às aulas da UnB
Autor: Rodrigo Vasconcelos
Fonte: Jornal do Brasil, 09/08/2005, Brasília, p. D8

Amigos se reencontram, calDepois de um mês de férias, voltaram às aulas ontem os quase 25 mil alunos da Universidade de Brasília (UnB), dos quais 2 mil são calouros. Para os recém-chegados, o primeiro dia foi o início do processo de adaptação. - Não sabia onde era a minha sala e cheguei quase no final da aula - disse o calouro de engenharia mecatrônica, Rodrigo Carvalho, 19 anos, que deixou Cuiabá (MT) para estudar na UnB.

Para os veteranos, foi o dia de reencontrar os amigos e colocar a conversa em dia.

- É bom rever a galera e organizar o trote. Vamos fazer os calouros pedir dinheiro no sinal, jogar futebol de côco e tomar ovos na cabeça - contou Camila Nogueira, 19 anos, do 2º semestre do curso de engenharia elétrica.

Mas há aqueles que acham apenas um mês de férias insuficiente para descansar.

- Queria um pouquinho mais. Qualquer tempo de férias é sempre pouco - avaliou Felipe Eugênio, 20, estudante de engenharia civil.

E este deverá ser o último semestre na UnB de Marcello Carvalho, 27 anos, aluno de arquitetura e urbanismo desde o 2º semestre de 1998. Marcello não se importa com o apelido de estudante profissional e acha que o tempo a mais que passou na UnB (deveria ter se formado no 1º semestre de 2003) foi importante para explorar melhor as diversas opções de cursos.

- Fiz dois anos de Engenharia na UCG (Universidade Católica de Goiás), um de Artes Visuais na UFG (Universidade Federal de Goiás) e vou me formar agora em arquitetura na UnB. Saio daqui com uma bagagem que pouca gente tem - avaliou Marcello.

Problemas - Mas o primeiro dia de aula não foi motivo apenas de confraternização e de reencontro com os amigos. Muitos alunos enfrentaram problemas para fazer matrícula em disciplinas oferecidas pelos departamentos da UnB.

Ricardo Ferreira, aluno do 7º semestre de Letras-Inglês, 15º da fila dos alunos que esperavam para fazer matrícula nos cursos do Departamento de Letras, chegou às 8h10, mas só foi atendido ao meio-dia. Precisa de mais uma matéria optativa para se formar no próximo semestre.

- Tive que pegar uma matéria que não era do meu interesse. Queria fazer língua espanhola 1, mas a lista de espera tem mais de 300 alunos, para uma turma de 30. Chegamos à conclusão de que a culpa é da instituição, que oferece apenas uma turma, para uma demanda tão grande - avaliou Ricardo.

O professor Ivan Camargo, decano de Ensino e Graduação da UnB, concorda com a avaliação do estudante. Segundo ele, no semestre passado, a instituição deixou de efetuar 25 mil matrículas em disciplinas por falta de vagas nas turmas.

- As salas de aula das disciplinas básicas estão lotadas. Para atender a demanda atual, precisamos contratar pelo menos mais 300 professores titulares - disse Ivan Camargo.

No começo do ano, a UnB recebeu o sinal verde do Ministério da Educação para contratar 69 professores e, para 2006, espera poder abrir concurso público para 100 novas vagas.

- Ainda será insuficiente, mas trabalhamos para poder abrir mais vagas nas disciplinas básicas mesmo com falta de professores. A solução passa por cursos semi-presenciais, em que não haverá necessidade da presença física do aluno em sala de aula - disse o decano de Ensino e Graduação.

ouros se perdem na universidade e há os que sofrem para conseguir vagas nas disciplinas