Título: Obra acabará com congestionamentos na Epia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/08/2005, Brasília, p. D3
Inaugurado ontem, o viaduto da Rodoferroviária deverá acabar com o congestionamento no trecho em que o Eixo Monumental cruza com a EPIA. - Até hoje (ontem) aqui tinha congestionamento nos horários de pico. Mas agora, é um problema definitivamente resolvido - garantiu o governador Joaquim Roriz.
A obra custou R$ 12 milhões, sendo R$ 2 milhões só com o viaduto e o restante com as cinco pistas de rolamento. O viaduto tem 80 metros de comprimento por 22 de largura.
- Vai evitar o caos viário que tínhamos neste trecho. Quem quiser ter acesso à Estrutural, à Rodoferroviária e ao Shopping Popular, pode passar sobre o viaduto sem entrar na Epia - explicou o secretário de Infra-Estrutura e Obras, Rôney Nemer.
Segundo ele, quem passa pelo local, ganhará até 25 minutos no trânsito. Até o fim de 2006, o GDF deve inaugurar outros cinco viadutos na L4 e um na entrada de Planaltina.
Ao comentar a obra, o secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filipelli disse que a conclusão foi retardada em função da localização. Era preciso preservar a área tombada e respeitar as limitações ambientais em relação ao Parque Nacional.
- Criamos uma pista com cinco faixas de rolamento que sai da área de tombamento, cruza a Epia e, fora da área de tombamento, desce do outro lado - esclarece Filipelli.