Título: No viaduto, a largada da campanha
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/08/2005, Brasília, p. D3
A inauguração do viaduto da Rodoferroviária foi em clima de campanha eleitoral. De um lado, homens e mulheres com bandeiras e faixas pareciam cabos eleitorais, se acotovelando para conseguir um espaço debaixo da pequena tenda montada para as autoridades. Do outro, o governador Joaquim Roriz discursava sobre a necessidade de manter o grupo político unido para dar continuidade ao projeto implantado por ele no DF. No palanque, os quatro pré-candidatos ao Palácio do Buriti que disputam o apoio de Roriz para as eleições do próximo ano. Mas ainda não foi dessa vez que o governador declarou quais serão os seus pupilos. No discurso em que pediu mais uma vez a atenção dos eleitores para os nomes citados por ele, começou os agradecimentos pela vice Maria de Lourdes Abadia (PSDB). A ela Roriz atribuiu adjetivos como ''mulher extraordinária e da mais absoluta confiança'' do seu governo.
O segundo citado foi o senador Paulo Octávio, presidente do PFL, que disputa com o deputado José Roberto Arruda a indicação do partido e o apoio de Roriz para as próximas eleições.
O governador afirmou que Paulo Octávio ajuda no desenvolvimento de Brasília como um ''grande gerador de empregos e representante do GDF no Congresso Nacional''.
O terceiro a ser elogiado foi Tadeu Filipelli, secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano. Foi lembrado por Roriz como o homem que está ao seu lado desde o início do primeiro mandato. O último citado foi o deputado José Roberto Arruda (PFL).
- Para orgulho nosso e para satisfação pessoal, transformou-se no deputado mais votado do meu País - afirmou Roriz.
Pressionado pelos presentes que gritavam nomes de lideranças para que fossem citados no discurso, o governador acabou lendo uma lista enorme que incluia desde secretário de Saúde até administradores das mais diferentes regiões do DF e cidades do Entorno.
- A gente dá oportunidade ao povo, companheiros e companheiras de manifestar de uma forma tão espontânea para um ou para outro. Mas somos todos amigos. E precisamos nos manter unidos - repetiu.
Até a ex-secretária de Educação, Eurides Brito, que enfrenta uma CPI na Câmara Legislativa, foi lembrada.
- É uma mulher que teve um passado digno e que ajudou a melhorar a educação do DF. Pode ter certeza que é uma mulher honrada e competente. Quero que os senhores e senhoras façam dela um espelho, um exemplo de dignidade e honradez - disse o governador.
Ao término dos discursos e a cerimônia de inauguração da obra, os candidatáveis aproveitaram para fazer o corpo-a-corpo com eleitores. Foram cercados pelos camelôs da plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, que reivindicam a permanência no local, até a construção do Shopping Popular.