Título: Valério atira em Dirceu, Jefferson e Duda Mendonça
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/08/2005, País, p. A2

Em depoimento à CPI do Mensalão, Marcos Valério inocentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolveu o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu (PT-SP) e atirou contra o PSDB, o publicitário Duda Mendonça, a agência de publicidade DM9 e o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Valério disse não gostar de ser chamado de operador e nem acreditar que o esquema do mensalão existiu, mas mostrou disposição de entrar na Justiça para reaver os empréstimos concedidos ao PT. A seu favor, comentou, há pelo menos um bom argumento para apresentar à Justiça: o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares admitiu que contraiu a dívida. Valério disse que Delúbio lhe disse diversas vezes que Dirceu sabia dos empréstimos, mas se negou a incluir o presidente Lula no escândalo.

¿ Não vou acusar pessoas inocentes. Nunca dei nenhum centavo a nenhum ministro ou presidente da República, e não estou falando só do presidente Lula.

Valério iniciou seu depoimento pedindo desculpas ao povo brasileiro e aos integrantes da CPI dos Correios por ter omitido informações anteriormente. Afirmou que preferiu esperar o PT se pronunciar porque era o dono dos recursos.

Acusado por Jefferson de ser o operador do mensalão, Valério aproveitou a oportunidade para denunciar o deputado por envolvimento em esquema de corrupção no Instituto de Resseguros do Brasil. Afirmou que o tesoureiro licenciado do PTB, Emerson Palmieri, era pressionado por Jefferson a recolher recursos obtidos ilicitamente no IRB. O operador desse esquema no instituto, disse Valério, era o genro de Jefferson.

No depoimento, Valério também confirmou que levou até o ex-ministro, o representante do Banco Espírito Santo, Ricardo Espírito Santo.

¿ Ele é um amigo. O contato com Dirceu foi feito por meio de Delúbio.

Mesmo atendido ao pedido da direção do banco português para intermediar o encontro com Dirceu, Valério contou que perdeu a conta publicitária da instituição.