Título: Governista fiel na relatoria
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 11/08/2005, País, p. A2

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que vai relatar o processo de cassação contra o deputado José Dirceu é um fiel governista. Aliado convicto do Planalto, ele abandonou a liderança PPS em junho, junto com mais dois deputados, quando a legenda rompeu com o governo. Filiou-se ao PSB para se manter na base.

Não foi a primeira mudança de partido da trajetória de Delgado. Filho do prefeito de Juiz de Fora, Tarcisio Delgado, ele iniciou a vida política em 1985, no PMDB. Em 2001, seguiu para o PPS. Foi lá que Delgado conseguiu pela primeira vez ser eleito deputado federal. Antes, havia ocupado uma vaga na Câmara como suplente. Galgou a liderança do partido em fevereiro de 2004, substituindo o presidente do partido, Roberto Freire, no cargo, em um acordo entre os 20 integrantes da bancada.

O mesmo Freire que, meses depois, chamou Delgado de ''cretino'' em plenário, por conta da cizânia causada pela votação do salário mínimo de R$ 275. Fiel ao governo, Delgado foi contra, quando a maioria do partido defendia o aumento. Impressionou o Planalto, mas teve que conviver com a pressão de Freire. Quando o PPS abandonou a aliança governista, Delgado migrou para o PSB. Agora, tem nas mãos a relatoria do processo contra Dirceu.