Título: Conta para Hospital de Base
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/08/2005, Brasília, p. D5

Tribunal quer investigar danos que fogo causou

O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou a 2ª Inspetoria de Controle Externo que realize, o mais rápido possível, uma inspeção do Hospital de Base do Distrito Federal para apurar as causas e os responsáveis por um pequeno incêndio no elevador do Setor de Emergência em 2003 e um problema na casa de máquinas que estava com um gerador queimado. O prejuízo aos cofres, segundo a assessoria do Tribunal de Contas teria chegado à quase R$ 16 mil. Por isso foi determinado na época que uma comissão de servidores fizesse a apuração, um procedimento chamado Tomada de Contas Especial (TCE).

Incompleto - No entanto, o relatório apresentado ao Tribunal foi considerado incompleto pelos conselheiros. O documento teria apontado apenas que o problema aconteceu porque não havia na época um contrato de manutenção do equipamento. Mas não citava nomes de possíveis responsáveis por firmar esses contratos ou continha qualquer informação sobre os motivos pelos quais não havia esse contrato de manutenção.

Com base no TCE, os conselheiros determinaram aos funcionários do próprio tribunal que façam uma inspeção. O objetivo é apurar os responsáveis na época e quais medidas foram adotas para evitar que novos problemas este como voltem a acontecer.

Desconhecimento - O diretor do Hospital de Base, José Carlos Quináglia, informou que desconhece qualquer incêndio ocorrido nas dependências da entidade nos últimos quatro anos.

Relata que houve um incidente em 2003, quando o motor do elevador queimou.

- Mas não houve pânico e nem fogo, apenas uma fumaça. Para se ter uma idéia, nem foi preciso chamar os bombeiros - explica Quináglia.

O diretor afirmou ainda que a manutenção é feita por uma única empresa, desde 2002 e nunca foi interrompida. O gasto de R$ 16 mil existiu e o dinheiro foi usado para pagar o conserto do motor. (A.B.)