Título: Tarso convoca reunião para defender Lula
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 12/08/2005, País, p. A8

Já trabalhando com a hipótese de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentar um processo de impeachment, o comando do PT se reuniu ontem para traçar uma estratégia de defesa do governo. Tensos por causa do depoimento do publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha presidencial, os dirigentes pediram aos movimentos sociais a defesa do mandato de Lula, em encontro na sede do partido em São Paulo. Surpreendido com as declarações de Duda, o presidente do PT, Tarso Genro, convocou dirigentes por telefone para avaliar a situação política. Parte do comando petista passou a tarde em frente à TV, assistindo ao depoimento de Duda

Tarso se reuniu com Lula pela manhã e, à tarde, reforçou sua sugestão para que ele convoque o Conselho da República a fim de chegar a uma proposta de minirreforma política e elaborar um pronunciamento à nação.

Para o presidente do PT, o governo precisa ''incorporar à legislação brasileira a experiência positiva de combate ao crime financeiro originária dos estados espanhol e italiano''. Dessa forma, disse, ''o presidente daria um recado à nação, mostrando sua disposição de atacar os problemas que atravessa. E daria suporte político para que os processos continuem''.

O secretário-geral petista, Ricardo Berzoini afirmou que um pedido de impeachment do presidente, agora, poderá afetar a estabilidade financeira.

-Essa é uma posição da oposição, que tem direito de defender o impeachment. Nós temos direito de avaliar fatos. O Brasil precisa ter responsabilidade para assegurar que o crescimento econômico e o desenvolvimento social não sejam interrompidos por aventuras golpistas.