Título: Roriz reúne o PMDB para definir prévias
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/08/2005, Brasília, p. D3
A residência oficial de Águas Claras foi palco ontem de discussão sobre os rumos do PMDB no País. Durante almoço oferecido pelo governador Joaquim Roriz a cerca de 20 caciques do partido, começaram a ser desenhadas as prévias internas - processo que escolherá o representante peemedebista na disputa à presidência da República. Além de uma recomendação à Executiva Nacional da sigla de que defina as prévias, os participantes do encontro marcaram para 1º de dezembro o fim do prazo de inscrições de candidatos e para 1º de março a escolha do representante do PMDB na corrida presidencial. Participaram do encontro o presidente da legenda, deputado federal Michel Temer, os governadores Germano Rigotto (RS), Roberto Requião (PR), Luiz Henrique da Silveira (SC), Rosinha Matheus (RJ) e Marcelo Miranda (TO), além de caciques do partido como Orestes Quércia, presidente do PMDB-SP, e deputados federais.
O grupo avaliou ainda uma proposta de governo apresentada horas antes, na presidência do PMDB na Câmara dos Deputados, pelo ex-presidente do BNDES Carlos Lessa. Além da retomada das bandeiras partidárias - como enfrentamento das desigualdades sociais, emprego e saúde - o documento sugere uma guinada na política econômica adotada atualmente pelo governo Lula, com redução do superávit primário para permitir queda das taxas de juros.
- Esta discussão é necessária pois não há candidato sem programa - avaliou Roriz.
Para Temer o PMDB terá ''chances concretas de vitória'' em uma terceira via. A capilarização da legenda no País e o amplo espaço nos meios de comunicação são vantagens a ser consideradas. (MS)