Título: ''Caixa dois é crime''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/08/2005, País, p. A2
O advogado Everson Tobaruela, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, disse ontem que o uso de caixa dois nas campanhas políticas e de dinheiro vindo do exterior são crimes com punição prevista pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o jurista, o político está sujeito à perda de seu registro de candidato, à cassação de seu mandato e à perda de seus direitos políticos. Parlamentares de três partidos - o PTB de Roberto Jefferson, o PL de Waldemar Costa Neto e o PT - assumiram publicamente ter usado dinheiro de caixa dois na campanha eleitoral.
No caso do PT, a situação ainda é mais grave: o publicitário Duda Mendonça que fez várias campanhas para o partido, reconheceu que parte do caixa dois saiu de contas no exterior. Para o advogado, são confissões que põem em risco a existência dos partidos que estão sendo investigados. O advogado Everson Tabaruela acredita que em algum momento esse caso irá parar na Justiça Eleitoral, onde caixa dois e entrada de recursos estrangeiros para campanha são crimes. Quando comprovados, levam a uma punição mortal para os partidos: a perda do registro.
- Se isso acontecer, o PTB, PL e PT deixarão de existir. Os deputados envolvidos nas denúncias podem até escapar da cassação política, mas terão que responder à Justiça Eleitoral. quem for condenado por crime eleitoral perde o direito de se candidatar por três anos.