Título: Presidente tem apoio de grupos latinos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/10/2004, Internacional, p. A7

WASHINGTON - A Coalizão Latina e outras 21 organizações hispânicas dos Estados Unidos, na maior parte compostas por empresários, concederam ontem apoio formal à reeleição do presidente George Bush.

- Historicamente o voto latino tem sido democrata; mais de 65% dos hispânicos todos os anos apóiam o candidato presidencial democrata. Esta é a primeira vez na história que estamos vendo que o voto latino está dividido e que entre 40% e 45% vão apoiar Bush'', afirmou Robert Deposada, presidente da Coalizão Latina.

Na eleição de 2000, o presidente obteve 35% dos votos latinos, contra 65% do ex-candidato democrata Al Gore.

Segundo Deposada, os latinos não-cubanos da Flórida - Estado considerado chave nesta eleição - também estão mais inclinados a votar em Bush.

- A vantagem de John Kerry nesse setor da população na Flórida, de 6% [47% contra 41%], não é suficiente para contra-atacar o voto dos cubanos-americanos em favor de Bush - afirmou Desposada.

Em sua opinião, nos 20 anos que Kerry passou no Senado ele ignorou os latinos, que representam hoje quase 14% da população dos EUA, com 40 milhões de pessoas.

O presidente da organização latina também acusou Kerry de ser inconsistente em suas políticas comerciais em relação ao continente ou a Cuba, assim como o foi na questão da Guerra do Iraque.

Integrantes das outras organizações que também apoiaram Bush revelaram ter votado em democratas antes.

- Depois do 11/9, e como mãe, comecei a admirar Bush - conta Elizabeth Fernández, membro da Mesa Redonda de Negócios Hispânicos.