Título: Site de Bush sai do ar fora dos EUA
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/10/2004, Internacional, p. A7

WASHINGTON - O site oficial da campanha republicana à Presidência (georgewbush.com) não pode mais ser consultado por quem está fora dos Estados Unidos. Segundo o comando do comitê de George Bush, a informação foi dada depois do recebimento de inúmeras chamadas telefônicas vindas do exterior. Apesar disso, ninguém quis comentar o fato. A hipótese de um ataque de hackers, aparentemente, foi descartada. Analistas afirmam que o bloqueio parece ser uma decisão da campanha do presidente.

Quem procurava acessar o site estando em outro país via na tela apenas a mensagem avisando que o usuário ''não estava autorizado a fazer a consulta''. A descoberta de que a entrada era permitida aos que estavam em solo americano foi feita depois que agências de notícias realizaram testes simultâneos a partir de cidades como Londres, Sidney e Amsterdã.

Apesar do veto, rapidamente os usuários conseguiram descobrir atalhos. Um deles foi divulgado pelo Boingboing weblog. Os associados da página conseguiram navegar no site republicano usando formas alternativas do nome do presidente.

Segundo Mike Prettejohn, presidente da empresa Netcraft, em declaração à BBC, a decisão do corte pode estar associada a uma questão muito mais de custos, às vésperas da eleição, do que ideológica.

- A idéia é reduzir o tráfego mesmo. Provavelmente o pessoal do site não acha mais importante distribuir conteúdo a pessoas que não vão votar na semana que vem - explicou ele, referindo-se aos cidadãos dos outros países. A companhia responsável pelo controle do site, Akamaj, recusou-se a falar do assunto.